não sou melhor.

não sou melhor que você, não sou melhor que um assassino, ladrão ou prostituta. não sou melhor que o padeiro, açougueiro, padre ou pastor. não sou melhor que meus professores, meus colegas ou o autor, não sou melhor que o senhor sem instrução, cortador de cana ou sofredor. não sou melhor porque sei ler uma bíblia e porque a leio. não sou melhor porque arrumo meu cabelo, minhas roupas... meu exterior. por dentro é tão podre, tão sujo, eu sou pecador. não sou melhor que uma criança, que um velho ou um cadáver. nada do que eu faça, tente ser, seja, não consiga ser, nada do que existe, do que existiria ou pode existir. nada me fará ser melhor do que qualquer coisa, pessoa ou ser vivo. é o que sou. um pedaço de barro que anda pra lá e pra cá, simplesmente, porque Aquele que é melhor e está acima de tudo e todos me dá o ar. meu fôlego está nas mãos dele e tudo que existe, pode sumir em segundos... aqui, agora. e então, entendo que não sou melhor, vou deixar essa estrada algum dia. quanto tempo? quanto empenho? não sei, eu nada sei, apenas que eu não sou melhor.

vida social: offline.

eu acho que sumi da vida das pessoas, sem deixar trilhas, mapas ou enigmas.
não sei se fiz isso induzida pelas rotas que a minha vida tomou, ou se fui forçada pelo lado oposto.
a grande maioria com quem cultivava laços de amizade, afeição, desapareceu... esqueceu.
não sei entender, explicar e racionalizar o que ocorre, mas sempre tive a sensação de que minha "sina" é ficar só. 
não, não sou totalmente reclusa do mundo, tenho minha família, meu namorado e dois ou três amigos de verdade e graças a Deus por eles existirem! mas compreende... nunca fui dos grandes grupos de pessoas, nem na escola, nem na faculdade, trabalho ou igreja. sempre fui "a menina calada, no canto, sozinha".
sempre fui aquele tipo de pessoa que prefere observar, se relacionar com quem se aproxima de forma recíproca, nunca fui de me abrir pra qualquer um e achar que o padeiro é meu amigo. não sei dizer se isso em parte é fruto da cultura "curitibana" que mantenho em mim, ou se eu sou realmente (nitidamente) desconfiada de todos e tudo. 
creio que muita gente deve enfrentar esse tipo de situação, muita gente parecida comigo nesse sentido...
Whatever... o que estou querendo dizer, é que não tenho vida social. aquela de ter uma 'galera' chamando pra ir 'dar um rolé' na orla, ou coisas do tipo. vivo em casa, sempre em casa. e ainda tem neguinho que vem chamar pra ir "na ebd domingo de manhã, porque tô sumida". as pessoas não se interessam pela sua vida, pelo que você pensa, sente, em ser seu amigo só pelo simples fato de querer te conhecer melhor, as pessoas se aproximam (em grande parte) pra fuçar seus podres, espalhar a merda no ventilador e depois passar por você virando a cara, como se nada tivesse acontecido. uhum.
perdi a conta de quantas vezes tentei me envolver nesses 'grandes grupos', inclusive dentro da igreja, mas eu não consigo, rs. muita gente me julga dizendo que sou "metida a besta", "fresca", "nojentinha", "chata", "altiva", que não gosto "de me misturar". sendo que não é isso, nunca foi!
enfim, se a melhor maneira de enfrentar meu fracasso como uma pessoa "socialmente ativa" é viver offline, então, que seja.

Silêncio.


Algumas coisas não se explicam, por mais que existam perguntas e esperem-se respostas. Para certas coisas, obtemos apenas o silêncio... E mais nada. Silêncio, e só isso. Um doloroso e irremediável silêncio, explodindo em gritos e gemidos dentro de nós... Que somente Deus, somente Ele é capaz de enxergar.

Quem conhece o futuro, os caminhos, os destinos, os propósitos ou pensamentos de Deus? Não sei o que se passa na mente de um Deus tão grandioso, poderoso e soberano... Contento-me com o silêncio, não sendo o que espero mas o que tenho. Talvez, ele seja apenas o que devo saber por enquanto.

Não posso inverter as rotas que percorri naquele dia, não consigo evitar a lembrança daquela estrada, daquela angústia, do desejo de sair correndo... Sem olhar para trás. Não posso sequer esquecer o que ouvi, a angústia que penetrou meu coração e a tristeza provocada ali. Silêncio. Três longas horas de incontrolável silêncio...

Mas espero Nele e confio na Sua misericórdia, sei que em tempo oportuno Ele romperá o silêncio afagando meu coração, e isso me trás esperança... E eu espero, em silêncio...

Dinheiro X Evangelho

E já dizia Paulo à Timóteo há muitos séculos...



"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores".
1 Timóteo 6:3-10


Já deveríamos estar "vacinados" contra esse evangelho louco que tem sido pregado por aí (que é de qualquer deusinho, menos de Cristo), mas ainda nos escandalizamos, nos revoltamos e nos abismamos com o que vemos. A bíblia é totalmente atemporal, esse texto cabe em sua totalidade no século 21 e na sociedade em que vivemos. É triste ver como grandes homens de Deus, usados para pregar a palavra e trazer salvação há muitos, perverteram suas intenções, caíram na cobiça e fizeram do reino uma fonte insaciável de lucro, arrancando de pessoas inocentes o pouco que possuem. É triste ver o que o dinheiro faz com as pessoas, como conseguem se transformar de humildes para arrogantes em um estalar de dedos.

E aí, com a visão distorcida e o coração corrompido, passam a pregar um Jesus mercenário e interesseiro, que só faz milagre se a pessoa abrir o bolso. Que revolta! Mas já estava lá na bíblia há séculos, e acontece ainda hoje, infelizmente. Mas que possamos cuidar do nosso próprio coração para que ele também não seja tragado em engano, orando sempre a Deus pedindo a Ele a visão aberta e muito discernimento e sabedoria, lembrando sempre que nada do que juntamos como bem material nesta terra será levado pra glória, agindo com gratidão no coração sempre por ter o que comer e o que vestir, sabendo que o Pai é quem nos sustenta em tudo e Dele (somente) somos dependentes.

Que não nos desviemos da fé.
Que não nos desviemos do verdadeiro evangelho.
Que não caiamos em perdição e ruina.
Que nosso coração esteja sempre firme no Autor e Consumador da nossa fé: Jesus Cristo!

~


"hoje sei que vale o empenho, pois a Tua presença é tudo que tenho"
{rodolfo abrantes}


Parecidos.

"Eu quero me parecer com Jesus".

Nem sempre pensei dessa forma e devo admitir que por mais que hoje eu deseje isso do fundo do meu coração, apenas a vontade de mudar sem o esforço e a ação de ser diferente, não me ajuda em nada, não me torna alguém melhor. Continuarei sendo essa pessoa horrível, ogra e cheia de sentimentos ruins. Não basta querer, preciso me mover em mudança, todos os dias.

Há quem diga: "ah, a Wanessa é assim mesmo, meio séria, calada, tímida, assim e assado, é o jeito dela".
Tudo bem, concordo que ajo dessa maneira há 22 anos, mas será que devo continuar dessa maneira para sempre? Paro para refletir e fico me perguntando: será que é assim que Jesus quer me usar? Deus tem coisas grandes para realizar nas nossas vidas, que vão muito além do que podemos imaginar, e para realizarmos os propósitos de Deus, nós precisamos ser trabalhados, moldados pelo Oleiro para que fiquemos de acordo com Sua vontade... E nesse processo de mudanças (algumas bem dolorosas), chegamos em um ponto que nos deparamos com muitos elementos de nossa personalidade que não poderão seguir conosco nesta jornada... Por exemplo, a timidez.

A timidez é uma das características que possuo que mais detesto. Por muitas e muitas vezes, me sinto impossibilitada de fazer algo para Deus, principalmente se alguém estiver me observando. Travo uma guerra em meu interior que só Ele sabe... É terrível querer fazer algo e não conseguir. As mãos suam de pingar, a boca treme, a mente fica vazia, esqueço tudo que ia falar, a voz desafina, não consigo olhar nos olhos das pessoas, não consigo sequer me mexer direito... E se o Espírito Santo não for comigo, eu simplesmente, não consigo.

A palavra nos fala que "[...] Deus não tem nos dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação" 2 Timóteo 1:7.

Por muitas vezes me senti uma covarde - ainda me sinto assim. Por sentir medo diante de tantas coisas, por me enxergar como alguém tão pequena e limitada. Mas eu sei... Deus quer me transformar, Ele quer te transformar... Nos dar espírito de poder, amor, moderação, nos encher de ousadia no falar e no agir!
Então, todas as vezes que a gente pensar: "Não vou conseguir fazer isso Jesus... Não vou...", que lembremos de Deuteronômio 31:6 que diz: "Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará".

Glória a Deus!
Glórias a Deus porque Ele não nos desampara e nem nos deixa sós.
O mesmo que nos chama para realizar a obra, é Aquele que nos molda, nos prepara e VAI CONOSCO.
Ufa! rs Ainda bem que é Ele quem fala e faz todas as coisas e não nós, ainda bem que em meio nossa fraqueza e nossas limitações Ele manifesta o Seu poder e assim, toda GLÓRIA E LOUVOR vai para Ele e somente para Ele :)

Espero que Jesus continue quebrando minha vida e fazendo de novo, me fazendo um vaso novo para ser cheia do Espírito Santo. Espero mesmo que Ele me corrija e me transforme, porque eu preciso MUITO dessas mudanças, eu preciso muito ser transformada... Então, todas as vezes em que o "beliscão" doer, eu vou me lembrar desses versículos:


"E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes SEJA SARADO" Hebreus 12:11-13.



Amém e amém.